Jardineiros

14 de abril de 2010


Foto: Jardins de Notting Hill

Atualmente tenho andado muito pelos Jardins e me pergunto: em que planeta vivem os jardineiros paulistanos? No planeta das flores? No planeta dos metidos a ricos e famosos? Ou no planeta dos alienados? Com certeza vivem no mesmo planeta que o pessoal do Itaim Bibi.

Enquanto andava por uma rua dos Jardins, vi um lugar que se chamava conexão Paris. Conexão ZL não tem, né? Claro, vamos todos ignorar a grande massa de pessoas que vivem em péssimas condições no nosso quintal. Que tal uma conexão Morro dos Prazeres? Ou até uma Conexão Tabuleiro dos Martins? Nada feito.

A sensação que me dá, e me desculpem se discordam, é que estou em outra cidade, não é São Paulo. Nem parece que a rua da Consolação é logo ali, ou que é só esticar o passo e você está no Anhangabaú. Na verdade, tenho a nítida impressão de que vou mesmo chegar a Paris ou Nice ou até em um lugar chamado Notting Hill. E por quê? Que irrealidade é esta no coração da cidade? Quem mora aqui sabe que o que separa a pobreza da riqueza em São Paulo, às vezes, é uma avenida, ou um muro, como no Morumbi. Todo mundo aceita isso? Pra mim tá difícil de engolir.

E o pensamento de alguns seres que habitam os bairros nobres da paulicéia? Ontem mesmo vi um babaca no almoço que me deu vontade de meter a mão na cara. Era um cara que soltava umas frases tipo “Fulana é gostosa, mas tá precisando de uma academia, também tá quase com 40 anos, né?” Ou “ Ah, pois é, Beltrana? Engravidou, tá um dragão! Era a mulher mais gostosa do trabalho, uma delícia.”

Ainda foi tirar onda com os amigos: “No meu flat sempre dou caixinha para os caras que trabalham do outro lado do balcão, aí eles me dão de volta um belo café da manhã, mas eu não dou caixinha por isso, dou porque tenho pena, mas olha só que legal, eles me dão um puta café”. Em vez de dar caixinha para NÃO ganhar café, porque não ajuda uma instituição de caridade? Fútil filho da mãe.

Outra pérola do babaca foi quando chegaram duas vendedoras de pano-de-chão à mesa dele. Um outro cara da mesa comprou 6 panos por 10 reais e o cretino, não satisfeito em me fazer ouvir as burrices que fala, vira pra uma delas e fala: “ Você come mais que ela, né? Dá pra ver” A coitada da gordinha sorriu sem graça e ele finalizou “Que sacana! Tá bem mais gorda que ela, fica explorando a coitadinha”

Sacana? Sacana é ele! Fiquei tão indignada que tive até indigestão! Jura que tem gente que pensa assim? Em plenos Jardins? O dinheiro não ajuda a pensar no outro? Nem um pouquinho? Impossível!

Perdoem a mania de moralismo, não é que tenho tendências comunistas (que fique claro), mas aos jardineiros paulistanos proponho que plantem flores no resto da cidade. Parem de viver neste mundinho tão cor-de-rosa. O cinza começa logo ali na esquina da Paulista com a Consolação, sentido centro. Ok?

P.s revoltado: Ainda acho que aquele babaca merece um vômito na cara. Pena que não lembro a cara dele...

2 comentários:

Anônimo,  21 abril, 2010 13:04  

deixe de brabeza!

cidadã metropolitana 27 abril, 2010 02:08  

Dias de TPM = textos mais ácidos

:)

Postar um comentário

metropofagia

  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP